menu maxmak.com arquitetura e design de interiorescuriosidadesarq_designhomemodelos 3Dmodelos semiprontosdicas de visual merchandisingentre em contatocomo trabalhamosclientesportfolio trabalhos realizados

>dicas visual merchandising >layout


LAYOUT, ou basicamente, distribuição das coisas num espaço. No projeto de lojas, definimos layout como a técnica de determinar os setores, distribuir os equipamentos, áreas de circulação, fluxo etc..

Seja uma pequena loja ou um hipermercado, as bases para definir o layout são parecidas.
Precisamos conhecer o nosso produto, as necessidades, o cliente, o equipamento necessário e definir como esta loja, parecido como fluxo de elementos do corpo humano, irá funcionar.

Normalmente o layout é feito sobre a planta da loja, desenvolvido desde o croquis até a planta definitiva.
Há várias técnicas, desde: croquis à lápis sobre papel manteiga, recortes de papel. Mesmo com muita experiência, o projetista ou lojista terá de fazer e refazer o layout (por tentativa e erro) até obter o melhor resultado. Hoje somos "muito" ajudados pela informática e podemos elaborar até estudos-layout em 3D.



Necessidades e escolhas:

-Considerando que você já tem um ótimo (ou quase) ponto comercial adequado às suas necessidades.
-Obter uma planta em escala (no mínimo).
-Precisará definir os setores principais de venda.
-Fazer um fluxograma. Desenhar o caminho do cliente na loja, atendimento por funcionário ou self-service, acesso ao estoque, caminho do funcionário etc..
-Áreas de apoio.
-Circulação. Definir a largura necessária (considerar e respeitar normas de acessibilidade - veja a norma ABNT NBR 9050).
-Check-out ou caixa. Pagamento e embalagem - junto ou separado. Pode haver espera - fila.
Divisões básicas dentro da loja.

-FRENTE DA LOJA - vitrine e entrada. É nesta área que iremos cativar o clente. Na maioria dos casos devemos ter o menor número de obstáculos, talvez ter um chamariz como uma mesa de valorização ou destaque. O ideal seria que o clente não peceba a divisão do exterior com a loja.
Necessidade da vitrine :
O seu cliente define a compra na vitrine, comparando preços etc.? Ou será apenas um chamariz?
Considerar a segurança também...

-DENTRO DA LOJA - o cliente está dentro da loja. Já é um grande passo, nesse primeiro contato podemos apresentar um resumo dos produtos que a loja possui, novidades, ofertas ou produtos sazonais.

-EXPERIÊNCIA DE COMPRA NA SUA LOJA . Após o cliente entrar e se ambientar, devemos proporcionar o máximo de conforto para que ele fique à vontade. Um bom atendimento, que ele tenha acesso aos produtos tranquilamente. Podemos incrementar a experiência com música, perfume, fotos, vídeos etc..

-CATEGORIA DESTINO. Em lojas setorizadas como supermercados e até livrarias, existem os segmentos chamados CATEGORIA DE DESTINO. São aqueles produtos que o cliente veio específicamente comprar. Como exemplo, carne ou pão num supermercado.
Quantas vezes você foi comprar um pãozinho e acabou comprando outras coisas?

-CHECK-OUT. Na hora do pagamento, a experiência deverá continuar boa para o cliente, nada de arrependimento.
Um ótimo atendimento final.
Poderá ter venda de produtos tipo "compra por impulso", primeiras necessidades, venda cruzada, vídeos de divulgação etc..

FINAL. Cada segmento, loja e clientela possuem as suas características, quanto mais você esmiuçar conseguirá obter um resultado melhor.




CONTE CONOSCO PARA: ELABORAR O MELHOR LAYOUT que atenda todas as suas necessidades e expectativas.

maxmak.com - nossos serviços - clientes - portfolio - contato - dicas visual merchandising - modelos semiprontos - modelos 3D

ARQUITETURA e DESIGN - PROJETOS COMERCIAIS - INSTALAÇÕES COMERCIAIS
SÃO PAULO - SP - BRASIL